terça-feira, 26 de agosto de 2008

Palavras de Capoeira - F,G,I

Conheça palavras com F, G e I:

Iúna

F

Faca-de-ponta - s. f. Instrumento perfuro-cortante, "arma branca" que portavam alguns capoeiristas nos embates de rua. Designa também um golpe, a cotovelada.

G

Gangazumba - "Grande Chefe", líder negro, chegou ao quilombo de Palmares no tempo da invasão holandesa. Era um africano alto e musculoso. Tinha, provavelmente, temperamento suave e habilidades artísticas - como têm, em geral, os nativos de Allada, nação fundada pelo povo ewe, na Costa dos Escravos. Em 1670, Gangazumba reinava sobre todos os povoados que constituíam Palmares. Juntos, cobriam mais de seis mil quilômetros quadrados: Macaco, na Serra da Barriga (oito mil moradores); Amaro, perto de Serinhaém (cinco mil moradores); Subupira, nas fraldas da Serra da Juçara; Osenga, próximo do Macaco; aquele que mais tarde se chamou Zumbi, nas cercanias de Porto Calvo; Aqualtene, idem; Acotirene, ao norte de Zumbi (parece ter havido dois Acotirenes); Tabocas; Dambrabanga; Andalaquituche, na Serra do Cafuxi; Alto Magano e Curiva, perto da atual cidade pernambucana de Garanhuns; Gongoro; Cucaú; Pedro Caçapava; Guiloange; Una; Catingas; Engana-Colomim... quase trinta mil viventes, no total. Sob o comando de Gangazumba, as aldeias palmarinas haviam se transformado num Estado, com exército, Conselho geral das lideranças, ministros (fâmulos), etc. Gangazumba tratava os ministros de filhos, o ministro da guerra de irmão, os chefes de aldeias (ou mocambos) de sobrinhos, os funcionários e oficiais do exército de netos; as mulheres idosas eram mães.

I

Idalina - s. f. Nome próprio personativo. De Idalia, "nome de uma cidade da ilha de Chipre, onde havia um templo de Vênus, pelo que os nossos poetas dizem freqüentemente Vênus Idalia. Nos Lusíadas, IX, 25: Idalios amantes".

Iê! - Interj. Corruptela de ê! Seu uso é exclusivo nas canções de capoeira. É como o mestre de Capoeira chama para si a atenção de todos.

Iúna - s. f. Corruptela de inhuma ou anhuma. [Do tupi ña 'um, 'ave preta', com aglutinação do artigo] 1. Ave anseriforme, da família dos anhimídeos (Anhuma cornuta). Mestre Maneca Brandão ("O Canto da Iúna - A Saga de um Capoeira", Itabuna/BA, 1ª ed.) acrescenta: "símbolo da sagacidade e da matreirice, (...) a ave existe realmente e habita os brejos, charcos, lagoas, etc. O termo "Iúna" é uma corruptela de seu verdadeiro nome: Inhuma ou Anhuma. Ela tem o porte de um peru, com pernas longas e pés de dedos grandes, com dois esporões carpianos em cada asa, além de um longo espinho córneo no alto da cabeça. Sua plumagem é bruno enegrecida e negra. [Sin.: alicorne, anhima, cametau, cauintã, cavitantau, cauintau, inhaúma, inhuma, licorne, unicorne, unicórnio.] 2. Nome dado a um toque de berimbau, muito melodioso, usado no jogo da capoeira. Toque criado por Mestre Bimba, para jogo rasteiro, ligado e com balões, usado somente por mestres de Capoeira.


segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Palavras de Capoeira - Letra E

Aviso: As aulas de Capoeira com graduado Itu acontecerão de 2ª, 4ª e 6ª, às 19h30, na Academia Fama Fitness, no Bairro Santa Tereza; na 3ª e 5ª, às 20h, na Academia Plena Forma, no Parque Industrial e aos sábados, às 10h, na Escola Pinheiro Jr, no Bairro Brasil.


Conheça expressões da capoeira com a letra E!

Alongamento no sábado


E

"É direito!" - (gíria antiga, transcrita em 1886 por Plácido de Abreu) interj. É destemido!

"Encher" - (gíria antiga, transcrita em 1886 por Plácido de Abreu) v. Dar bordoada.

"Endireitar" - (gíria antiga, transcrita em 1886 por Plácido de Abreu) v. Enfrentar o inimigo.

"Espada" - (gíria antiga, transcrita em 1886 por Plácido de Abreu) Senhora da Lapa. Cada uma das maltas, no Rio de Janeiro, ocupava uma freguesia (bairro) da cidade, província ou território que controlavam e disputavam entre si. Quando se enfrentavam, "bramavam" (gritavam) o nome da província a que pertenciam.

Assista os novos vídeos da Abadá Capoeira Itu no Canal do Youtube: http://www.youtube.com/user/AbadaItu


Vamos Cultivar!


-os comentários podem ser feitos em todos os posts-

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Palavras de Capoeira - Letra D

Veja os novos vídeos postados no Canal da Abadá Itu no YouTube!


Carlão e Baianinho na aula

Veja os vídeos no Canal:

Carlão e Baianinho - http://www.youtube.com/watch?v=BsnsBh_VU2I
Aula do Graduado Itu - http://www.youtube.com/watch?v=otfnfnMo0kw

E, se você acha que já ouviu de tudo, confira mais palavras do dialeto da capoeira:

D

Dança da malandragem - s. f. Outra das denominações da capoeira, esta colhida de Mestre Maneca Brandão, grande mestre da região de Itabuna.

Dendê - s. m. Planta da família das palmáceas (Elaesis guineensis, Linneu). Foi trazido para o Brasil pelos negros africanos, sem contudo se poder precisar a data exata. O fruto é o fetiche do orixá Ifá nos candomblés da Bahia, desvendando o futuro. O azeite é indispensável na culinária afro-brasileira. Dendê é pitéu, gostosidade, ou coisa boa, apreciável.

"Desgalhar" - (gíria antiga, transcrita em 1886 por Plácido de Abreu) v. Fugir da polícia.

"Distorcer" - v. disfarçar ou retirar-se por qualquer motivo.

Dobrão - s. m. Moeda grande, antiga, de 40 réis, que os capoeiristas usavam para tocar o berimbau. O nome aplicou-se, por extensão, aos seixos arredondados ou às arruelas usados para o mesmo fim.

Vamos Cultivar!


- os cometários podem ser feitos em todos os posts-

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Festival Nacional da Arte Capoeira - 2008/RJ

Conheça a programação do evento que comemora 20 anos da ABADÁ - Capoeira:


Festival Nacional da Arte Capoeira nas cidades de Itaborí, Samabaetiba e Cachoeiras de Macau, no Rio de Janeiro


DIA 20/08 Quarta Feira
10:00 as 12:00 DANÇAS FOLCLORICAS
10:00 a 12:00 CURSOS - CAPOEIRA
12:00 as 14:00 ALMOÇO
14:00 as 15:30 CURSOS – CAPOEIRA / RITMOS
15:30 as 16:00 INTERVALO
16:00 as 17:30 CURSOS – CAPOEIRA /MACULELÊ /RITMOS
17:30 as 18:00 INTERVALO
18:00 as 20:00 CURSOS - ALUNOS
20:00 as 22:00 SEMINÁRIO PARA GRADUADOS, INSTRUTORES E PROFESSORES QUE MINISTRAM AULAS DE CAPOEIRA.

DIA 21/08 Quinta Feira
10:00 as 12:00 DANÇAS FOLCLORICAS
10:30 a 12:00 CURSOS
12:00 as 14:00 ALMOÇO
14:00 as 15:30 CURSOS
15:30 as 16:00 INTERVALO
16:00 as 17:30 CURSOS – CAPOEIRA/MACULELÊ /RITMOS
17:30 as 18:00 INTERVALO
18:00 as 19:00 PALESTRA
19:00 as 20:00 AULA CAPOEIRA ECOLOGICA - (JOGOS DOS BICHOS)
20:00 as 23:00 SEMINÁRIO PARA GRADUADOS, INSTRUTORES E PROFESSORES QUE MINISTRAM AULAS DE CAPOEIRA.

DIA 22/08 Sexta Feira
8:00 as 10:00 C AMPANHA ABADÁRVORE – PLANTIO DE ÁRVORES
10:00 a 12:00 MESA – A FAMÍLIA ABADÁ - RODAS
12:00 as 14:00 ALMOÇO
14:00 as 17:00 ELIMINATÓRIAS - JOGOS BRASILEIROS – FESTIVAL DE CANTIGAS
17:00 as 18:00 PALESTRA – COMO PLANTAR ARVORES
18:00 as 22:00 JOGOS BRASILEIROS DE CAPOEIRA

DIA 23/08 Sábado
09:00 JOGOS BRASILEIROS DE CAPOEIRA
LANÇAMENTOS DE CDS CAPOEIRA
FESTIVAL DE CANTIGAS DE CAPOEIRA
FESTIVAL FOLCLÓRICO
BATIZADO

DIA 24/08 Domingo
09:00 AULÃO
13:00 FINAL DOS JOGOS BRASILEIROS
FESTIVAL DE CANTIGAS DE CAPOEIRA
16:00 C AMPANHA ABADÁRVORE – PLANTIO DE ÁRVORES


- Os comentários podem ser feitos em todos os posts -

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Palavras de Capoeira - Letra C

Conheça palavras com a letra C:
Origens da Capoeira

Cabaça - s. f. (Cucurbita lagenaria, Linneu) É uma planta rampante. De uso múltiplo e secular entre os utensílios domésticos, herdados da indiaria. Usa-se na construção do berimbau: numa de suas extremidades, amarra-se uma cabaça, e esta, quanto mais seca estiver, melhor. Faz-se na cabaça uma abertura na parte que se liga com o caule e, na parte inferior, dois furinhos por onde passará o cordão que vai ligá-la ao arco de madeira e ao fio de aço.

"Caçador" - s. m. tombo que o capoeira dá, arrastando-se no chão sobre as mãos e um dos pés e estendendo a outra perna direita de encontro aos pés do adversário.

Camará - s. m. Corruptela de camarada, do espanhol, "grupo de soldados que duermen y comen juntos" e este do latim vulgar cammara. No linguajar da capoeira, aparece com a acepção pura e simples de companheiro.

Cata-corumba - expressão cunhada por Mestre Suassuna para designar o agarramento no jogo da Capoeira, a imobilização do adversário, prática totalmente contrária às regras e ao espírito da Capoeira, apesar de muito utilizada hoje em dia, nestes tempos de desfiguração da

Chamada - s. f. Um dos rituais da capoeira tradicional. As chamadas, também conhecidas como "passagens", erroneamente interpretadas como simples momentos de descanso durante o jogo, constituem um momento de extremo perigo; fazem parte dos rituais da capoeira tradicional, e visam a despertar a malícia dos seus praticantes. Quando for chamado, aproxime-se com bastante cautela, pois, dentro das normas da capoeiragem, o capoeirista que chama poderá aplicar o golpe que desejar, caso o outro aproxime-se sem o devido cuidado.

Mande palavras que você gostaria de conhecer o significado!

Vamos Cultivar!

- os comentários podem ser feitos em todos os posts-

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Palavras de Capoeira - Continuação Letra B

Veja mais palavras com a letra B!


Roda de Capoeira - Carybé

Biriba - s. f. É a madeira mais comumente usada para se confeccionar a verga do berimbau.

Boca-de-calça - s. f. Golpe desequilibrante do jogo de Capoeira. O capoeirista, aproveitando-se de um descuido do adversário, segura-lhe a bainha das calças ou mesmo as pernas na altura dos calcanhares, puxando-o em sua direção, para derrubá-lo para trás.

"Bracear" - (gíria antiga, transcrita em 1886 por Plácido de Abreu) v. Dar pancada com os braços.

"Bramar" - (gíria antiga, transcrita em 1886 por Plácido de Abreu) v. Gritar o nome da província ou casa a que pertence o capoeira; no século XIX, no Rio de Janeiro, os capoeiras dividiam-se em maltas, cada uma dominando uma freguesia (ou província), e se enfrentavam amiúde.

Burumbumba - s. m. Uma das denominações do berimbau, registrada por Fernando Ortiz, que tem trabalhos extraordinários sobre a etnografia afro-cubana. Ortiz fornece-nos uma informação valiosa: a do uso do berimbau nas práticas religiosas afro-cubanas, coisa que não se tem notícia de outrora se fazer no Brasil, e nem tampouco em nossos dias, a não ser nas práticas religiosas de após o último Concílio Ecumênico, com o surgimento de missas regionais, como a conhecida pelo nome de Missa do Morro e outras, onde o berimbau, juntamente com outros instrumentos africanos, tem papel importante.

No próximo post, conheça mais palavras!

Vamos Cultivar!


- Os comentários podem ser feitos em todos os posts -

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Palavras de Capoeira - Letra B

Conheça mais palavras do dialeto!

Mestre Bimba


B

"Baiana" - (gíria antiga, transcrita em 1886 por Plácido de Abreu) s. f. Joelhada que se dá depois de se haver saracoteado para tapear o inimigo.

Bamba - [Do quimbundo mbamba.] s. m. 1. Valentão. O exímio capoeirista. 2. Pessoa que é autoridade em determinado assunto.

Bananeira - s. f. Movimento pelo qual o capoeirista se movimenta de cabeça para baixo, equilibrando-se sobre as mãos.

Banda - s. f. Golpe desequilibrante, proveniente do batuque (ver o verbete abaixo), introduzido na Capoeira por Mestre Bimba. Há vários tipos de bandas: de frente, de costas, cruzada, traçada.

"Banho de fumaça" - (gíria antiga, transcrita em 1886 por Plácido de Abreu) s. m. Tombo.

Batuque - s. m. 1. Designação comum às danças negras acompanhadas por instrumentos de percussão. 2. Luta popular, de origem africana, também chamada de batuque-boi; muito praticada nos municípios de Cachoeira e de Santo Amaro, e na capital da Bahia. A tradição indica o batuque-boi como de procedência banto. Diz Édison Carneiro (Negros Bantos): "A luta mobilizava um par de jogadores, de cada vez. Estes, dado o sinal, uniam as pernas firmemente, tendo o cuidado de resguardar o membro viril e os testículos. Havia golpes interessantíssimos, como a encruzilhada, em que o lutador golpeava coxa contra coxa, seguindo o golpe com uma raspa, e ainda como o baú, quando as duas coxas do atacante davam um forte solavanco nas do adversário, bem de frente. Todo o esforço dos lutadores era concentrado em ficar em pé, sem cair. Se, perdendo o equilíbrio, o lutador tombasse, teria perdido, irremediavelmente, a luta. Por isso mesmo, era comum ficarem os batuqueiros em banda solta, isto é, equilibrados numa única perna, a outra no ar, tentando voltar à posição primitiva".

Bênção - s. f. Golpe contundente, ou apenas desequilibrante, do jogo de Capoeira. Um dos movimentos básicos, em que o capoeirista aplica um chute com a planta do pé na altura do plexo solar do adversário.

Benguela - (topônimo) s. m. Corruptela de banguela ou banguelo. Pessoa sem dentes; sem os incisivos. Encontra-se o vocábulo em algumas "cantigas de escárnio".



Acompanhe as atualizações e conheça mais palavras!

Vamos Cultivar!


- os comentários podem ser feitos em todos os posts -





quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Palavras de Capoeira - Continuação letra A

Confira mais palavras utilizadas pelos capoeiristas!

Você entende o que eles falam?

A

Asfixiante - s. m. Soco, murro direto aplicado na região inferior do rosto do oponente. Segundo Mestre Bola Sete (A Capoeira Angola na Bahia, Pallas, Rio de Janeiro, 1997), é golpe introduzido por Mestre Bimba, e que, como é o caso da cintura desprezada, dos balões e das gravatas, fazia parte das seqüências criadas pelo mestre, mas só era aplicado nos treinamentos realizados no C.C.F.R. e pelos demais praticantes da capoeira regional entre si, em suas respectivas Academias e jamais utilizados no jogo contra capoeiristas de outras escolas, que não utilizassem o método de Bimba.

Aú - s. m. Movimento básico do jogo de Capoeira, utilizado como fuga e deslocamento. Projetando-se lateralmente, o capoeirista leva as mãos ao chão (uma, depois a outra) apoiando-se nelas enquanto eleva as pernas, como se "plantasse uma bananeira", completando o giro e voltando à posição inicial, de pé.

Aviso - Segundo Waldeloir Rego, Mestre Canjiquinha (Washington Bruno da Silva) usava um toque chamado de "Aviso", que seu mestre Aberrê dizia ser tocado por um observador, um tocador que ficava num oiteiro, vigiando a presença do senhor de engenho, capitão do mato ou a polícia. Tão logo era sentida a presença de um deles, os capoeiristas eram avisados por meio desse toque. Em nossos dias, o comum a todos os capoeiras é o toque chamado "Cavalaria", usado para denunciar a presença da polícia montada, do conhecido Esquadrão de Cavalaria, cuja grande atuação na Bahia ocorreu no tempo do chefe de polícia chamado Pedrito (Pedro de Azevedo Gordilho), que perseguia candomblés e capoeiristas.

Axé - s. m. 1. Cada um dos objetos sagrados do orixá - pedras, ferros, recipientes, etc. - que ficam no peji das casas de candomblé. 2. Alicerce mágico da casa do candomblé. 3. Axé designa em nagô a força invisível, a força mágico-sagrada de toda divindade, de todo ser animado, de todas as coisas. Corresponde, grosso modo, à noção tão cara aos antropólogos, de mana. É a força sagrada, divina, que todavia não pode existir fora dos objetos concretos em que se encontra, de tal modo que a erva que cura é axé, e que o alimento dos sacrifícios é também axé.

No próximo post, conheça mais palavras do dicionário!

Vamos Cultivar!


- Os comentários podem ser feitos em todos os posts -

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Palavras de Capoeira

Conheça o significado de algumas palavras usadas na Capoeira:

Significados da Capoeira

A

Abadá - s. m. 1. Camisolão folgado e comprido usado pelos nagôs, semelhante ao traje nacional da Nigéria (Aurélio). Waldeloir Rego diz: "No Cais do Porto sempre estiveram os mais famosos capoeiras, mas a roupa usual, na sua atividade de trabalho, era calça comum, com bainha arregaçada, pés descalços e camisa tipo abadá, feita de saco de açúcar ou farinha do reino, e nas horas de folga do trabalho, assim se divertiam jogando sua capoeira." 2. Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte - Capoeira, a Abadá-Capoeira, criada em 1988 por mestre Camisa, irmão mais novo do mestre Camisa Roxa (um dos bambas de mestre Bimba). Durante 15 anos, mestre Camisa pertenceu ao grupo Senzala de Capoeira, para depois sair e fundar a Abadá-Capoeira.

ABCA - Sigla da Associação Brasileira de Capoeira Angola, a mais representativa entidade de Capoeira Angola da Bahia, que teve efetivada a sua criação por influência de intelectuais e capoeiristas. Funciona hoje no casarão amarelo da Rua Gregório de Mattos, no Centro Histórico de Salvador/BA. Teve como primeiro presidente Mestre João Pequeno de Pastinha, e da primeira diretoria faziam parte também os mestres Moraes, Cobrinha Mansa, Jogo de Dentro e Barba Branca.

Agogô - s. m. instrumento de música religiosa, composto de dois sininhos metálicos desiguais, que se bate com uma varinha igualmente de metal.

"Alfinete" - (gíria antiga, transcrita em 1886 por Plácido de Abreu) s. m. faca, estoque.

"Alto da sinagoga" - (gíria antiga, transcrita em 1886 por Plácido de Abreu) s. m. rosto, cabeça.

Angola - s. f. 1. Nome de um país africano. José Matias Salgado diz que o nome primitivo era Ndoango, que os portugueses fizeram Dongo ou Ndongo como registra Quintão, traduzido por canoa grande. Na língua bunda esta palavra dongo significa um tipo de embarcação, a canoa, toda construída de um só pau; sendo muito semelhante à figura do reino de Angola, deram-lhe os antigos o nome de Dongo, que parece bem apropriado. O nome atual de Angola foi dado pelos portugueses, pelo fato de os reis ou sobas da região serem chamados Ngola, daí a origem do topônimo Angola. 2. Designa a capoeira chamada Angola, em oposição àquela chamada Regional. 3. Designa um dos toques de berimbau para o jogo de capoeira.

Angolêro - adj. m. Corruptela de angoleiro, derivado de Angola. Designa o jogador da capoeira chamada Angola.

Armada - s. f. Golpe contundente do jogo de Capoeira. Um dos movimentos giratórios básicos do jogo, no qual o capoeirista gira sobre seu eixo, com uma das pernas estendidas horizontalmente, visando atingir o adversário com o lado externo do pé, nas costelas ou na cabeça.

Arpão de cabeça - s. m. É uma cabeçada aplicada no peito ou no abdome do adversário. Deve-se tomar o cuidado de entrar com as mãos cruzadas pouco abaixo da cabeça, para anular a possível joelhada no rosto.

Arrastão - s. m. Quando acossado frontalmente, o capoeirista projeta-se para frente e para baixo, buscando agarrar as pernas do adversário na altura dos calcanhares e, num movimento brusco, puxá-las para cima, enquanto, com a cabeça na altura do abdome do oponente, empurra-o para trás, derrubando-o. É muito perigoso aplicá-lo, porque, se não for bastante rápido, o capoeirista expõe-se a receber uma joelhada no rosto.

Aruandê - s. m. Trata-se do vocábulo Luanda, acompanhado de um a protético, seguido da troca do l pelo r na referida palavra e um ê exclamativo. Daí a composição a+Luanda+ê.


No próximo post, conheça mais palavras e gírias da Capoeira!

Vamos Cultivar!


- os comentários podem ser feitos em todos os posts -

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Mais instrumentos da Capoeira

Os demais instrumentos utilizados na bateria da roda de Capoeira são de percussão e outros auxiliares que complementam o som. Ainda se tratando dos essenciais, conheça mais instrumentos:






Atabaque:

De origem árabe, este instrumento de
percussão foi introduzido no Brasil, também pelos portugueses, apesar do mesmo já ser conhecido pelos africanos.









Cax
ixi:
O caxixi é
um pequeno chocalho feito de palha trançada com base de cabaça, cortada em forma circular e a parte superior reta, terminando com uma alça da mesma palha, para se apoiar os dedos durante o toque. No interior do caxixi sementes secas ou pequenos grãos, que ao se sacudir dão som característico.




Pandeiro:
No Brasil, o pandeiro entrou por via portuguesa (origem provável é hindu). O negro aproveitou o pandeiro para utilizá-lo em seus folguedos. O pandeiro fez parte da primeira procissão que se realizou no Brasil, em 13 de junho de 1549 na Bahia (Corpus Christi).



E amanhã, o treino será na E.E. "Pinheiro Jr", na Praça Guanabara, no Bairro Brasil, com Carlão!


Acesse o novo vídeo no canal Abadá Itu no YouTube!


Vamos Cultivar!

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Instrumentos da Capoeira

Não se faz uma orquestra sem instrumentos. O mesmo acontece com a bateria da roda de capoeira, na qual são utilizados instrumentos básicos para se tocar a música que vai dar ritmo ao jogo. Conheça a lenda e os tipos de berimbaus usados na capoeira:

A Lenda do Berimbau

Uma menina saiu a passeio. Ao atravessar um córrego abaixou-se e tomou a água no côcavo das mãos. No momento em que, sofregamente, saciava a sede, um homem deu-lhe uma forte pancada na nuca.

Ao morrer, transformou-se, imediatamente, num arco musical: seu corpo se converteu no madeiro, seus membros na corda, sua cabeça na caixa de ressonância e seu espírito na música dolente e sentimental.


Tipos de Berimbau

Gunga, Médio e Viola

Berimbau Gunga (berro de boi): É o berimbau que possui o som mais grave, tem como característica possuir uma cabaça (caixa de resonância) grande, alguns autores acreditam que o seu vocábulo venha da palavra angolana hungu. É também conhecido por muitos como berra boi. Este tipo de berimbau é mais utilizado no estilo de capoeira angola, onde é normalmente tocado pelo mestre ou capoeirista responsável em manter o ritmo da roda, pois é o gunga quem comanda a base do ritmo, ditando o toque e a cadência a serem executados.

Berimbau Médio: Como o próprio nome refere, é o que possui uma cabaça com tamanho intermédio aos outros dois, tendo o som a mesma característica. Tem como função acompanhar a base do toque do berimbau gunga, podendo, no entanto, pontualmente, executar algumas variações. É o tipo de berimbau mais utilizado na formação dos instrumentos da Capoeira Regional, porém é também parte integrande da bateria da Capoeira Angola.

Berimbau Viola: Conhecido também como violinha, é responsável pelo improviso, dando o chamado "molho" ao ritmo. Quando um bom tocador está a manuseá-lo, o seu som agudo é de uma vibração inigualável, fazendo com que a assistência escute o lamento ou mesmo uma saudação alegre e feliz, através de sua música. É dos três tipos o que possui a menor das cabaças.

No próximo post, conheça mais instrumentos!


Assista o novo vídeo de fotos dos aulões no Canal Abadá Itu no Youtube!


Vamos Cultivar!



- Os comentários podem ser feitos em todos os posts! -



quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Os Sambas da Capoeira

Dentre os toques da Capoeira, também são encontrados alguns sambas. Conheça:

Músicas de Roda


Samba de Angola:
É usado quando se dança o samba de roda ou o samba duro.
Em nível de curiosidade, a Samba é um município da província de Luanda, em Angola.

Samba
de Enredo:
Usado para florear, enfeitar o jogo, dar andamento à roda. Geralmente é usado em eventos de capoeira para esticar a direção do jogo quando se preparam outras atrações.

Samba de Roda:
É o toque original da roda de samba, geralmente feita depois da roda de capoeira, para descansar e descontrair o ambiente. É no Samba de Roda que o capoeira mostra que é bom de samba, bom de cintura e bom de olho em sua companheira.


No próximo post, conheça os instrumentos utilizados pela bateria, sua importância e origem.




- Os comentários podem ser feitos em todos os posts -

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Os Toques da Capoeira

Cada toque é utilizado em jogos diferentes de capoeira. Ele determina a velocidade e os movimentos que o jogador vai utilizar. Conheça alguns toques curiosos dentro da capoeira:

Bateria da roda em Itu

CAVALARIA:
É o toque que imita o trotar de cavalos, avisando que a polícia está nas proximidades. Esse toque foi criado por volta de 1920 para avisar a chegada da cavalaria de "Pedrito", um temido delegado que perseguia os capoeiristas.
Também servia para avisar da chegada da antiga Cavalaria da Guarda Nacional.

Veja no vídeo uma demonstração do Toque Cavalaria!



IDALINA:
É um toque lento com batida forte, que também é usado nos jogos com facão.

Veja a demonstração do Toque Idalina!


IÚNA:
É usado apenas para o Jogo dos Mestres. Neste toque, aluno é platéia, não joga e nem bate palmas. Jogam apenas mestres contra mestres e alguns professores, instrutores ou alunos graduados. No toque de Iúna não há canto.

Veja um Jogo de Iúna!


O Blog Abadá Capoeira Itu também tem um canal no YouTube com vídeos dos Jogos Paulistas! Assista!

Vamos Cultivar!



- Os comentários podem ser feitos em todos os posts! -

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Toques


Hoje vamos conhecer um pouco os toques da capoeira. O que torna os toques diferentes são as variações musicais do berimbau executados pelo tocador para definir o tipo de jogo que será feito na roda. Um bom capoeirista tem como obrigação, saber o maior número de toques, bem como o significado e o tipo de jogo praticado em cada um.

Integrantes Abadá-Capoeira de Itu


Vamos mostrar aqui as características de alguns toques.

ANGOLA
É o toque específico do jogo de Angola. É um toque lento, cadenciado, bem batido no atabaque, tem um sentido triste. É feito para o jogo de dentro, jogo baixo, perigoso, rente ao chão, bem devagar.

BENGUELA
É o mais lento toque de capoeira regional, usado para acalmar os ânimos dos jogadores quando o combate aperta.

SÃO BENTO GRANDE
É o toque mais original da capoeira Regional. É muito usado em apresentações públicas, rodas de rua, batizados e outros eventos e também nas rodas técnicas das academias para testar o nível de agilidade dos alunos.

Além dos toques mostrados acima, são muito conhecidos também os seguintes toques:

Angola, Angolinha, Benguela, Cavalaria, Choro, Idalina, Iúna, Lamento, Maculelê, Samango, Samba de Angola, Samba de Enredo, Samba de Roda, Santa Maria, São Bento Corrido, São Bento Grande, São Bento Grande de Bimba, São Bento Pequeno e a Valsa.


No próximo post, conheça mais toques.


Vamos Cultivar!

- Os comentários podem ser feitos em todos os posts -