terça-feira, 1 de julho de 2008

Conhecendo a ABADÁ-CAPOEIRA...

A ABADÁ-CAPOEIRA é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como objetivo a difusão da cultura brasileira através da Capoeira. Seu exercício é um forte instrumento de integração social, pois trabalha com todas as classes e possibilita, também, a recuperação da noção e cidadania.
Atualmente é uma das maiores divulgadoras da cultura nacional, tanto no Brasil como no exterior, realizando cursos, seminários, palestras e projetos. Tem representações efetivas em todos os estados brasileiros e 35 países, com cerca de 50 mil associados.

A ABADÁ tem como filosofia o desenvolvimento do seu trabalho em vários níveis, seja buscando a elevação do nível técnico e teórico do capoeirista, utilizando-a como valioso recurso pedagógico, artístico e cultural; objetivando entre outras coisas, a profissionalização do capoeirista procurando resgatar o valor do Mestre de Capoeira como produtos e transmissor de cultura e vivência.

O grupo procura contribuir para a formação de valores humanos e étnicos baseados no respeito, na socialização e liberdade, através de trabalhos que valorizam a cultura brasileira, tudo isso buscando fortalecer e engrandecer o capoeirista no seu caráter, dignidade e valorização pessoal.



CAPOEIRA

Capoeira é um jogo de ataque e defesa, introduzido no Brasil no século XVI pelos negros de Angola. Era jogada nos terreiros das senzalas, onde os lutadores se exercitavam ao som do berimbau e de palmas.
No século XIX difundiu-se entre os brasileiros, principalmente em Salvador, em Recife e no Rio de Janeiro, influenciados pelos portugueses, acrescentara o uso das armas brancas e de paus, hoje desaparecidos.
Os golpes mais utilizados na capoeira são dados com as pernas, como rasteiras, mas há também cabeçadas enérgicas, e alguns golpes onde as mãos funcionam atirando o inimigo para longe.
A capoeira é na verdade uma luta camuflada na dança. Os negros que desenvolveram a capoeira eram proibidos de treinar qualquer tipo de luta nas senzalas, por isso desenvolveram essa luta com ritmos musicais, baseada em movimentos de animais; assim eles podiam treinar normalmente para aprenderem a se defender dos capitães-do-mato ou senhores das terras.




5 comentários:

Unknown disse...

mto legal esse blog e os videos das rodas e fotos?

Tainha disse...

Legal, vamos colocar mais fotos e videos. RJ estamos AI!!!!
Abraços, TAINHA.

Salmão disse...

Massa! Vamos divulgar pro pessoal participar mais.

Tainha disse...

Otima estas fotos! Pena que a roda é sabado de manhã eu tenho que trabalhar, fica pra próxima.Bj !!!

Anônimo disse...

eaw td certo??
Pessoal que montaram esse blog estão de parabens, com conteudos bem organizados, bem interativo. Gostei muito!!!!
Eu to com umas ideias, que tal colocar letra de musica so de capoeira no blog heim?!?!
Falow Pessoal
RJ ali vou euuuu.....
rsrs
abraço Ferrugem.