segunda-feira, 28 de julho de 2008

Músicas da Capoeira - Ladainha

Mestre Bimba

Hoje vamos conhecer mais um ritmo de música da Capoeira: A Ladainha.
A Ladainha é um ritmo lento, sofrido, dolente, como uma reza. O conteúdo da Ladainha corresponde a uma oração longa e desdobrada pelo cantador em versos com refrões, que são repetidos pelo coro.

Na Ladainha sempre é contada uma história, geralmente sem resposta ou interferência do coro, que participa apenas no momento em que o cantador acaba a história.

Um exemplo de Ladainha é a música "Mestre dos Mestres", que pode ser encontrada no Vol I. da Coletânea Abada. Clique aqui para baixar!

Conheça a letra:

Mestre dos Mestres


Manoel dos Reis Machado (bis)
Foi embora e nos deixou
Deus lhe ponha em bom lugar
Pois é merecedor
Foi o rei da capoeira
Foi ele que me ensinou
Ele foi mestre dos mestres
Meu mestre que deus levou
Se não joga mais na terra
Pode lá no céu jogar
Com Traíra e Besouro
Aberrê e Valdemar
Ele foi rei aqui na terra
E hoje é rei em outro lugar
Camará

Iê viva meu mestre
Coro: Iê viva meu mestre camará
Iê que me ensinou
Coro: Iê que me ensinou camará
Iê a capoeira
Coro: Iê a capoeira camará
Iê viva a Bahia
Coro: Iê viva a Bahia camará
Iê da Volta ao Mundo
Coro: Iê da Volta ao Mundo camará

No próximo post, conheça o que é Chula!

Vamos Cultivar!


- Os comentários podem ser feitos em todos os posts.

Um comentário:

Anônimo disse...

adoro capoeira sou fanatica!
é um esporte muito bom capoeira e as musicas são lindas!