quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Instrumentos da Capoeira

Não se faz uma orquestra sem instrumentos. O mesmo acontece com a bateria da roda de capoeira, na qual são utilizados instrumentos básicos para se tocar a música que vai dar ritmo ao jogo. Conheça a lenda e os tipos de berimbaus usados na capoeira:

A Lenda do Berimbau

Uma menina saiu a passeio. Ao atravessar um córrego abaixou-se e tomou a água no côcavo das mãos. No momento em que, sofregamente, saciava a sede, um homem deu-lhe uma forte pancada na nuca.

Ao morrer, transformou-se, imediatamente, num arco musical: seu corpo se converteu no madeiro, seus membros na corda, sua cabeça na caixa de ressonância e seu espírito na música dolente e sentimental.


Tipos de Berimbau

Gunga, Médio e Viola

Berimbau Gunga (berro de boi): É o berimbau que possui o som mais grave, tem como característica possuir uma cabaça (caixa de resonância) grande, alguns autores acreditam que o seu vocábulo venha da palavra angolana hungu. É também conhecido por muitos como berra boi. Este tipo de berimbau é mais utilizado no estilo de capoeira angola, onde é normalmente tocado pelo mestre ou capoeirista responsável em manter o ritmo da roda, pois é o gunga quem comanda a base do ritmo, ditando o toque e a cadência a serem executados.

Berimbau Médio: Como o próprio nome refere, é o que possui uma cabaça com tamanho intermédio aos outros dois, tendo o som a mesma característica. Tem como função acompanhar a base do toque do berimbau gunga, podendo, no entanto, pontualmente, executar algumas variações. É o tipo de berimbau mais utilizado na formação dos instrumentos da Capoeira Regional, porém é também parte integrande da bateria da Capoeira Angola.

Berimbau Viola: Conhecido também como violinha, é responsável pelo improviso, dando o chamado "molho" ao ritmo. Quando um bom tocador está a manuseá-lo, o seu som agudo é de uma vibração inigualável, fazendo com que a assistência escute o lamento ou mesmo uma saudação alegre e feliz, através de sua música. É dos três tipos o que possui a menor das cabaças.

No próximo post, conheça mais instrumentos!


Assista o novo vídeo de fotos dos aulões no Canal Abadá Itu no Youtube!


Vamos Cultivar!



- Os comentários podem ser feitos em todos os posts! -



Nenhum comentário: