segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Palavras de Capoeira - Continuação Letra B

Veja mais palavras com a letra B!


Roda de Capoeira - Carybé

Biriba - s. f. É a madeira mais comumente usada para se confeccionar a verga do berimbau.

Boca-de-calça - s. f. Golpe desequilibrante do jogo de Capoeira. O capoeirista, aproveitando-se de um descuido do adversário, segura-lhe a bainha das calças ou mesmo as pernas na altura dos calcanhares, puxando-o em sua direção, para derrubá-lo para trás.

"Bracear" - (gíria antiga, transcrita em 1886 por Plácido de Abreu) v. Dar pancada com os braços.

"Bramar" - (gíria antiga, transcrita em 1886 por Plácido de Abreu) v. Gritar o nome da província ou casa a que pertence o capoeira; no século XIX, no Rio de Janeiro, os capoeiras dividiam-se em maltas, cada uma dominando uma freguesia (ou província), e se enfrentavam amiúde.

Burumbumba - s. m. Uma das denominações do berimbau, registrada por Fernando Ortiz, que tem trabalhos extraordinários sobre a etnografia afro-cubana. Ortiz fornece-nos uma informação valiosa: a do uso do berimbau nas práticas religiosas afro-cubanas, coisa que não se tem notícia de outrora se fazer no Brasil, e nem tampouco em nossos dias, a não ser nas práticas religiosas de após o último Concílio Ecumênico, com o surgimento de missas regionais, como a conhecida pelo nome de Missa do Morro e outras, onde o berimbau, juntamente com outros instrumentos africanos, tem papel importante.

No próximo post, conheça mais palavras!

Vamos Cultivar!


- Os comentários podem ser feitos em todos os posts -

Nenhum comentário: