![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhPWUOrZRfjpJH9b2ej-bUhR3fORGwAD9VmJrUJaiQ0zd-PSrN-90G9GXZP51RPsPIP-A1vugTgrQ_5jhuG6Fr4KUCGEFWDYeZJo9nf5ln5nSzye7maWw6ilj57dAP2E_LzcwkYSK6l8zU/s320/1.jpg)
Ao morrer, transformou-se, imediatamente, num arco musical: seu corpo se converteu no madeiro, seus membros na corda, sua cabeça na caixa de ressonância e seu espírito na música dolente e sentimental.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGIUPfNzGQDi91YrjVD6FzZA_MkR9sJJ0zYAiiMDZJ6P1kzxFzjM943D2CU9ZeAbmv_1be4NsY8ZnIQy29LLZW5pJowlTpo27DXAP8G_BppPJS2pSjztSKJCUPFkmmTNrVlTt8mrLUJwE/s320/3be.jpg)
Berimbau Gunga (berro de boi): É o berimbau que possui o som mais grave, tem como característica possuir uma cabaça (caixa de resonância) grande, alguns autores acreditam que o seu vocábulo venha da palavra angolana hungu. É também conhecido por muitos como berra boi. Este tipo de berimbau é mais utilizado no estilo de capoeira angola, onde é normalmente tocado pelo mestre ou capoeirista responsável em manter o ritmo da roda, pois é o gunga quem comanda a base do ritmo, ditando o toque e a cadência a serem executados.
Berimbau Médio: Como o próprio nome refere, é o que possui uma cabaça com tamanho intermédio aos outros dois, tendo o som a mesma característica. Tem como função acompanhar a base do toque do berimbau gunga, podendo, no entanto, pontualmente, executar algumas variações. É o tipo de berimbau mais utilizado na formação dos instrumentos da Capoeira Regional, porém é também parte integrande da bateria da Capoeira Angola.
Berimbau Viola: Conhecido também como violinha, é responsável pelo improviso, dando o chamado "molho" ao ritmo. Quando um bom tocador está a manuseá-lo, o seu som agudo é de uma vibração inigualável, fazendo com que a assistência escute o lamento ou mesmo uma saudação alegre e feliz, através de sua música. É dos três tipos o que possui a menor das cabaças.
No próximo post, conheça mais instrumentos!
Assista o novo vídeo de fotos dos aulões no Canal Abadá Itu no Youtube!
- Os comentários podem ser feitos em todos os posts! -
Nenhum comentário:
Postar um comentário