![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiTSaUNCUfHzDQWNtwyS4Zn0KZEnVjdwMEdyGg4HOARHYrPES22JaQZNnXS1XABngd8PTmK3wvFmt9a5-fjf4dUKTuaXNSdG9Pb4MulIjsvt55wQ94ptc0T5SOEbTsMoXcgo3sNfRa41Ls/s320/2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiOquUf4lXuLmWQ7-pCQq7946oAXwUaCkbj-rjtYEm-mldMdiyndI102IS8whbUk4_dR_LezGxoltQStyBH5rTFDopABIg8kktjg0lYBP_KH8izHTQJ7yFK6vEhZevA11ex8kHIaRBQRNI/s320/1.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-6vyu_upFWMQF7DRBxgzJSrPGP-0XaqBJMFMgyHiRRZ_swKALCQvhb-__o9DTH5bYFLuHfFhAJH4wTFlVhmxTuMDRKOdmW3Ar7qTf-LA6VY9kBP9QtxONHw_cg9-SCrya3JDcuFlhWlY/s320/3.jpg)
Vamos Cultivar!
Nagô - adj. Nome que se dá ao iorubano ou a todo negro da Costa dos Escravos que falava ou entendia o ioruba.
Nagoa - s.m. Designação de uma das gangues de capoeiras, conhecidas por "maltas", que infernizavam a vida do Rio de Janeiro no final do século XIX e começo do XX.
"Velho Cansado" - (gíria antiga, transcritaem 1886 por Plácido de Abreu) Um dos nomes de província que os capoeiristas das maltas gritavam em seus embates. Corresponde a São Francisco.
"Velho Carpinteiro" - (gíria antiga, transcrita em 1886 por Plácido de Abreu) Um dos nomes de província que os capoeiristas das maltas gritavam em seus embates. Corresponde a São José.
Loiá - Contração de lá oiá, corruptela de lá olhar.
Luanda - s. f. Nome de uma cidade africana e capital de Angola. Uma das principais cidades de onde partiam os navios negreiros com destino ao Brasil. Anteriormente, o nome da capital era somente São Paulo da Assunção, dado pelos portugueses. Mais tarde, substituíram da Assunção por de Luanda, ficando São Paulo de Luanda, ou simplesmente Luanda, como é mais conhecida em nossos dias. Luanda, segundo Cannecattin, quer dizer tributo.
M
Maculelê - O maculelê é portanto, um bailado guerreiro que foi desenvolvido por homens negros, compreendendo dançadores e cantadores, todos comandados por um mestre, denominado “macota”. Os participantes usam um bastão de madeira com cerca de
Malta - s. f. Gangues ou hordas de capoeiras que infestavam e infernizavam as ruas da cidade do Rio de Janeiro, no final do século XIX e começo do século XX, mancomunadas com a prostituição.
Malungo - s. m. Companheiro, camarada;
Mandinga - Feitiço, despacho, mau-olhado, ebó. Os negros mandingas eram tidos como feitceiros incorrigíveis.